Palestra orienta empresário sobre gestão de negócios na crise‏

Consultor do Sebrae, Moisés Souza
JBO/Maurício Maron

Afinal, qual é o seu objetivo como empresário: ser um caso de sucesso ou fazer parte das estatísticas da crise? A pergunta foi feita a empreendedores de pequenos negócios do Sul da Bahia durante o circuito de palestras “Garantindo o Sucesso do Seu Negócio”, que começou em Itabuna, no dia 22, e prossegue até 26 de fevereiro, passando também pelos municípios de Ilhéus, Ubaitaba, Una e Itacaré.

As orientações sobre as competências que ajudarão os pequenos negócios a vencer a crise foram apresentadas pelo consultor do Sebrae Moisés Souza, administrador e facilitador do seminário internacional Empretec. Ele mostrou exemplos de empresários baianos que saíram da zona de conforto e venceram no mundo dos negócios com trabalho e ideias criativas.

“Não dá para ficar esperando o cenário melhorar. A pessoa precisa ser criativa e não deve acreditar que o negócio vai bem porque registra uma queda nas vendas menor que a dos concorrentes. Uma coisa é o mercado estar parado; outra é o empresário não se movimentar”, afirmou.

Um exemplo de empreendedora que não quer ficar parada diante da crise é a cabeleireira Cláudia Santana, de Ilhéus. Ela foi ao evento em busca de dicas para otimizar os negócios. “Uma boa orientação que recebi foi o melhor uso das redes sociais, aproveitando o tempo que já navegamos para ampliar a rede de contatos e divulgar serviços”.

Além de Ilhéus (23) e Itabuna, que abriu o circuito no dia 22, o evento prossegue na região com outras cidades. No dia 24, Ubaitaba recebeu a palestra, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Itacaré sedia o evento no dia 25, no Hotel Vila de Ecoporan, e nesse mesmo dia, Una recebe a palestra de Moisés Souza no prédio anexo da Prefeitura, no Centro. Com exceção de Itacaré, onde o evento acontece às 10h, nos demais municípios será sempre às 19h.

O evento é dirigido a microempreendedores individuais e empresários de pequenos negócios. Os interessados podem entrar em contato com os pontos de atendimento do Sebrae em Ilhéus (73 3634-4068/ 9974-2263) e Itabuna (73 3613-9734/ 9974-2262) e informar o CNPJ e o CPF para garantir uma das 60 vagas programadas para cada cidade.

CapacitaçõesDurante a palestra, os participantes também podem conhecer a programação de capacitações do Sebrae para 2016 no Território de Cidadania Litoral Sul, que é apresentada por Claudiana Figueiredo, gerente regional da instituição. As soluções têm relação com os temas Vendas, Atendimento, Planejamento Estratégico, Tributação, Marketing e Liderança. “Temos também debates sobre o comportamento do empresário de sucesso, gerenciamento de equipes e segmentação de clientes”, completou a gerente regional do Sebrae Ilhéus.

Na oportunidade, Claudiana também apresenta uma nova ferramenta disponibilizada pelo Sebrae para o seu público-alvo: o Plano de Melhoria do Desempenho Empresarial (MEDE). “Trata-se de um método que busca desenvolver nos empreendedores a competência de mensurar o desempenho do seu empreendimento”, contou a gerente. “Para isso, são utilizados instrumentos que identificam o que é crítico e relevante para o resultado da empresa, transformando-o em indicadores, metas e em planos de melhorias”, detalhou.

Mais informações podem ser obtidas no Sebrae Ilhéus, localizado na Praça José Marcelino, nº 100, Centro.